Dicas e configurações básica em router Cisco

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dicas e configurações básica em router Cisco

Mensagem  Wolney Dias em Dom Jan 17, 2010 1:47 pm

Salve Galera...

Estou aqui para ensinar o básico sobre a configuração de roteadores [termo técnico: ROUTER]. Em todas as empresas tem um equipamento chamado ROUTER e é essencial que o técnico ou analista saiba pelo menos o basico sobre suas configurações. Então estarei falando aqui sobre routers da marca CISCO. O programa que utilizaremos é o Packet Tracer 5.0


O roteador Cisco possui 4 [quatro] tipos de memória: NVRAM, DRAM, FLASH e ROM.



- NVRAM: memória onde é armazenada toda a configuração do roteador. A NVRAM é uma memória não volátl, isto é, quando desligamos o router seu conteúdo é mantido.



- DRAM: pode ser de 4, 8, 16 ou 32 MB, dependendo do router e do IOS que define a necessidade de mais ou menos memória para atuar com performance ideal. Após o boot, a configuração da NVRAM é copiada para a DRAM e toda a alteração da mesma é atualizada on-line não sendo necessário resetar o router para que seja assumida a nova configuração.



- FLASH: memória EPROM apagável eletronicamente de 4, 8 ou 16MB. A Flash pode ser uma SIMM [Single In-line Memory Module] . Nela é armazenado um ou mais IOS [Internetworking Operating System] que é o sistema operacional do router.



- ROM: contém os diagnósticos de power-on, programa de bootstrap, e sub-conjunto do Sistema Operacional.




Além das memórias e interfaces, todo router Cisco permite dois tipos de conexão para configurar ou checar o status do mesmo:



- Console: conexão serial assíncrona que permite ligar um PC ao router para configurá-lo ou examinar a situação de suas interfaces, processamento, rotas, etc., utilizando o terminal do Windows ou via telnet , por exemplo. Esta conexão pode utilizar RJ-45 ou DB-25. O cabo utilizado para conectar na console é do tipo cross.


- Auxiliar: conexão serial assíncrona que permite ligar um modem ao router e configurá-lo ou examinar a situação de suas interfaces, processamento, rotas, etc., remotamente, através do terminal do Windows ou via telnet, por exemplo. Esta conexão pode utilizar RJ-45 ou DB-25.O cabo utilizado para conectar na console é do tipo direto.

O router Cisco possui alguns modos de operação, mas iremos falar de dois por enquento:



- Modo EXEC usuário: verificações limitadas do router e acesso remoto. - prompt: Router >



- Modo EXEC privilegiado: verificações detalhadas do router, debugging e testes, manipulação de arquivos. - prompt: Router #



Bem pessoal, por hoje ficamos aqui, na proxima semana iniciarei um pequeno laboratorio onde iremos aprender as configurações basicas utilizando o CLI [command line interface].



ate a proxima...
avatar
Wolney Dias
Aprendiz de Nerd
Aprendiz de Nerd

Mensagens : 4
Pontos de contribuição : 14495
Data de inscrição : 28/10/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum